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A ASTROLOGIA

Existem no mapa natal 12 casas astrológicas, que consistem em recortes do espaço celeste no momento do nascimento de uma pessoa. 

Cada um desses recortes do céu corresponde a uma forma de ver o mundo, quer dizer, a um ângulo a partir do qual o sujeito enfocará o mundo.

 Isso significa dizer que uma mesma experiência pode ser vista por diferentes ângulos, cada um deles correspondente a uma dessas doze casas.

Tudo o que se sucede e ocorre no mundo pode ser visto, portanto, por uma determinada perspectiva – e um mapa astrológico nos mostra claramente que perspectivas são estas.

O CINEMA

Por sua vez, o Cinema também nos mostra que há maneiras diversas de enxergar o mundo.   

Afinal, ao compor um filme, um cineasta acaba por manter sob a lente da sua câmera certas experiências humanas que indicam a direção preferencial de sua atenção

Há cineastas, por exemplo, que abordam reincidentemente em seus filmes os mesmos problemas, os mesmos temas, que denunciam aquilo que está no foco da sua atenção

Tudo o que se sucede e ocorre no mundo pode ser enfocado por um cineasta por uma  determinada perspectiva – e os filmes de cinema nos mostram claramente que perspectiva são estas.

UMA COSMOVISÃO

Por consequência, quando estudamos o mapa natal de um cineasta à luz dos filmes que ele produziu, percebemos com uma nitidez inigualável a sua forma específica de enxergar o mundo

E estendendo esse estudo a um número suficiente de artistas, compilei as 12 maneiras possíveis de enfocar o mundo, as quais encerram todo o horizonte das narrativas humanas

Durante o curso, cada um desses 12 enfoques preferenciais será estudado através de um cineasta cujo mapa, não por acaso, apresenta uma configuração compatível

E assim, com a ajuda da astrologia e do cinema, ficará nítido esse eixo que media as decisões de uma pessoa durante a sua vida e a ajuda a tramar a sua história, a sua narrativa, o seu destino.

PARA QUEM SE DESTINA

O curso Astrologia e Cinema se destina a dois públicos: 

 – A todos aqueles que se interessam em compreender a trama de uma narrativa e adquirir uma ferramenta simbólica capaz de unificar, sob uma clave universal,  a sequência de eventos e experiências retratados num filme ou livro. 

– A todos os astrólogos e estudantes de astrologia que, procurando compreender melhor certas configurações do mapa natal, sentem dificuldades para reconhecer essas configurações na trama da qual se compõe uma vida real.

CONTEÚDO DO CURSO

MÓDULO I

O primeiro módulo é de caráter introdutório. Ele tem por objetivo expor toda a base teórica do curso, sendo, portanto, absolutamente indispensável para se compreender a relação entre a Astrologia e o Cinema.  

Ele é composto por 3 vídeos:

  1. PSICOLOGIA: 
    O foco discriminatório que leva o indivíduo a eleger certas experiências que se sucedem no mundo e com as quais dá uma forma a sua personalidade.
  2. ASTROLOGIA:
    A relação existente entre a perspectiva do observador e as direções espaciais. 
  3. ESTÉTICA:
    a obra de arte e a visão de mundo do artista.

MÓDULO II

O segundo módulo é composto pelas aulas onde analiso principalmente doze grandes filmes de cinema. Cada aula tem em média 4h e o procedimento adotado em todas é o mesmo, a saber:

1) analiso a narrativa cinematográfica de determinado cineasta, tentando perceber a visão de mundo que ela encerra, bem como os recursos de que ele se utilizou para traduzi-la;

2) analiso as narrativas cinematográficas de outros cineastas que encerram uma mesma visão de visão de mundo;

3) identifico a configuração astrológica que estes cineastas possuem em comum, responsável por expressarem, em seus filmes, a mesma visão de mundo.

AULA 1: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA IDENTIDADE

– a imagem que cada pessoa passa de si mesma
– principais filmes analisados: Persona de Ingmar Bergman (1966) e F de Falso de Orson Welles (1973)

AULA 2: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA MATERIALIDADE

– as propriedades sensíveis das coisas
– principais filmes analisados: Asas do Desejo de Wim Wenders (1987) e A Comilança de Marco Ferreri (1973)

AULA 3: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA COMUNICABILIDADE

– as palavras e os sinais empregados para se transmitir uma informação
– principal filme analisado: Daunbailó de Jim Jarmusch (1986)

AULA 4: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA INTERIORIDADE

– os desejos e sentimentos que movem a alma humana
– principal filme analisado: Metrópolis de Fritz Lang (1927)

AULA 5: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA CAPACIDADE

– as ações que visam a conquista, o êxito e a excelência
– principal filme analisado: Casanova de Federico Fellini (1976)

AULA 6: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA ORGANICIDADE

– a ordem que mantém tudo interligado e funcionando harmoniosamente.
– principal filme analisado: Ilha das Flores de Jorge Furtado (1989)

AULA 7: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA ALTERIDADE

– a permeabilidade e a impermeabilidade à existência alheia
– principal filme analisado: Zelig de Woody Allen (1983)

AULA 8: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA MUTABILIDADE

– o momento-limite a partir do qual tudo se transforma
– principal filme analisado: O Homem que Sabia Demais de Alfred Hitchcock (1956)

AULA 9: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA UNIVERSALIDADE

– os princípios que geram certezas e orientam a conduta humana
– principal filme analisado: Rashomon de Akira Kurosawa (1950)

AULA 10: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA COLETIVIDADE

– a posição que o sujeito ocupa dentro do grupo e que lhe confere poder
– principal filme analisado: O Grande Ditador de Charles Chaplin (1940)

AULA 11: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA POSTERIDADE

– o futuro que se descortina
– principal filme analisado: Peggy Sue, Seu Passado A Espera de Francis Ford Coppola (1986)

AULA 12: O MUNDO VISTO PELA PERSPECTIVA DA FINALIDADE

– o fim para o qual tudo caminha
– principal filme analisado: Uma História Real, de David Lynch (1999)

MÓDULO III

No terceiro módulo, faço as considerações finais do curso e um apanhado de todas as questões levantadas até então. Além disso, há exercícios com o propósito de fixar o que se ensinou, para que o aluno possa aplicar o método por sua própria conta e com os filmes e cineastas que bem quiser. 

 

Por conta disso, é proposto que os alunos analisem a narrativa de um curta-metragem, visando identificar, primeiramente, qual a visão de mundo que ele encerra e, depois, qual a configuração astrológica que se encontra presente no mapa do cineasta, responsável por essa visão de mundo. 

 

Aos alunos que não conhecem o próprio mapa astrológico e que, ao longo do curso, se identificaram com a visão de mundo de determinado cineasta, chegando a supor que seus mapas astrológicos apresentam assim a mesma configuração que aparece no mapa deste cineasta, é proposto o cálculo do próprio mapa astrológico para fazer tal verificação, se assim o desejarem.

DEPOIMENTOS

Muito embora o curso Astrologia & Cinema: Uma Cosmovisão não tenha sido realizado integralmente pela internet, ele teve várias turmas presenciais ao longo dos últimos vinte anos. Entre vários depoimentos, colhemos abaixo aqueles que, muito além de elogiar o curso e o autor, resumem bem o seu propósito e o que aprenderam com ele:

THIAGO DO AMARAL, Campinas, SP

"

O curso ASTROLOGIA & CINEMA: UMA COSMOVISÃO possui algo que me encanta, a originalidade (nesse caso, a associação entre esses dois assuntos, ambos muito complexos). 

O Edil não apenas nos proporcionou novos conhecimentos nessas duas áreas, quanto nos instigou a ir atrás de filmes dos cineastas de que mais gostamos, o que, particularmente, me abriu novos horizontes.

Outro aspecto positivo do curso foi a profundidade com que os curta-metragens foram abordados – sem pressa, nem antecipações. Tivemos tempo de analisá-los e debater com calma. O Edil, sempre muito atento a todos os comentários, era capaz de sintetizá-los no final. 

E confesso que me surpreendi quando comentei como um dos curta que assistimos me fazia lembrar da obra “Em busca do Tempo Perdido” do Proust e o Edil mostrou como a minha impressão se verificava nos respectivos mapas, tanto do cineasta quanto do escritor. Essa, com certeza, foi a cereja do bolo – o truque de mágico que nos faz ficar boquiabertos no final.

SIMONE DE PAULA, São Paulo, SP

"

Eu fiz o curso de Astrologia e Cinema e adorei. 

É uma possibilidade de exercitar os conceitos astrológicos de uma maneira diferente e lúdica. 

Além disso, observar a orientação do diretor a partir das considerações astrológicas e suas marcas nas obras, é muito instigante.

Já fiz meu mapa astrológico com esse tipo de enfoque de leitura e é muito preciso, porque mais do que características, traz também a marca naquilo que se faz.

A dinâmica da aula também é muito rica, com cada aluno mostrando que observa por um viés, que é próprio também da sua condição celeste. 

É o estudo na prática, através de cenas, diálogos e temas nos filmes. E ainda, a vivência das diferenças tanto na interpretação do professor quanto na contribuição dos alunos.

Eu recomendo a todos que gostem tanto de astrologia quanto de cinema. Não acho que é preciso um grande entendimento de nenhum dos dois campos para acompanhar as aulas, porque a imersão enquanto assistimos as cenas, bem como a associação feita sobre características expostas ali, possibilitam que mesmo não-astrólogos captem o sentido da coisa.

MARTA BELLINI, Maringá, PR

"

O curso Cinema e Astrologia de Edil Carvalho me surpreendeu e me prendeu as 12 ou mais aulas. Me surpreendeu porque traz duas dimensões de nossa existência, a arte e a astrologia, e agrega aos dois conhecimentos/arte em motivação para conhecer mais. Em meu caso, pude compreender que nos filmes aparecem “pedaços” das energias do mapa astrológico de seus diretores. O filme conversa com o mapa ou o contrário, e os dois conversam conosco. É o que Edil chamou de Cosmovisão. Uma intersecção de cinema, diretor, astrologia, quem faz o curso e quem ministra o curso. Farei novamente quando Edil Carvalho ministrá-lo novamente. Inesquecível. O que senti? Essa amarração da vida em poesia, imagens e astrologia.

EDIÇÕES ANTERIORES

Fruto de mais de 20 anos de pesquisa, o curso Astrologia e Cinema: Uma Cosmovisão já teve diversas versões presenciais. Aqui se encontram os cartazes de apenas algumas delas.

EDIL CARVALHO

Comecei meus estudos de astrologia como autodidata em 1985 e, paralelamente, fui consolidando minha formação em instituições diversas, como na Astroscientia em 1985, na Sociedade Brasileira de Astrocaracterologia em 1992 e em um curso de extensão ministrado na Unesp em 1994. 

Desde então, lecionei:

* no Instituto de Astrologia & Recursos Humanos em Curitiba, de 94 a 96;

* no Instituto Jade em São Paulo, de 98 a 2000;

* na Escola Régulus em São Paulo, de 2007 a 2015. 

Neste meio tempo, além de obter o grau de doutor em filosofia antiga pela UFRJ, desenvolvi o projeto Astrologia & Cinema: Uma Cosmovisão, onde procuro relacionar a obra de vários cineastas com determinados padrões astrológicos existentes em seus mapas, apresentado ao público geral por diversas vezes, tanto em sua forma integral quanto parcial, quando analisei um único filme: Espaço Cultural Lélia Abramo em São Paulo (mai/set 1998), Sesc Belenzinho em São Paulo (abr/2003), Escola Gaia em São Paulo (jul/2003), Cine Unibanco em Porto Alegre ( mai/ 2004) e no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro (fev/2010).

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